Introdução:

Olá! Olhe para onde você esta pisando agora... No chão certo? Talvez de madeira, piso, não sei... Mas você está pisando no chão, ou talvez você esteja pisando na terra, ou na areia... Mas eu posso dizer que você está pisando sob uma superfície terrestre, que denominamos relevo. O relevo apresenta diversas formas nos continentes ou submersas nos oceanos, e é sobre isso que iremos falar, contar e explicar neste blog.

domingo, 20 de novembro de 2011

Transformadores do relevo



O relevo terrestre encontra-se em constantes mudanças ao longo dos anos, vivem se transformando, modelando e construindo. Essas constantes mudanças são resultados de agentes internos (endógenos) e os agentes externos (exógenos).

- Agentes endógenos: É  o resultado da dinâmica interna da litosfera- tectonismo, orogenia, epirogenia, falhamento, vulcanismo, terremotos- e são os agentes internos que formam as estruturas do relevo.



-Agentes exógenos: São esses agentes que causam desgaste no relevo e o esculpem, a partir da erosão. Nesse conjunto encontra-se: chuva, vento, rio, oceanos e gelo.
Erosão - É ação  provocada pela mudança constante do tempo úmido, quente, semi-árido e árido.Ventos e chuvas também contribuem no processo de erosão.

Todas essas transformações no relevo não acontecem de uma hora para outra elas são lentas e demoram milhares de anos para se formarem, por isso que o relevo terrestre é uma dinâmica que não acaba nunca, de construção e destruição.


Intemperismo
Conjunto de fenômenos que levam à degradação e enfraquecimento das rochas.


Tipos de Intemperismo:

Físico - Sua característica é a temperatura.  Calor, dilata a rocha e o frio contrai.
Obs: Na linha do Equador quase não tem diferença de temperatura.

Químico: Sua característica principal é a umidade.
Como nosso professor Erlon fala: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que DESGASTA
Obs: A água é o solvente universal!

Biológico – Sua característica é os seres vivos!


 Para saber mais...
... Sobre os agentes endógenos:
Tectonismo- São placas tectônicas que flutuam e deslizam sobre a astenosfera, carregando massas continentais oceânicas, elas se movimentam no interior do planeta, provocando o deslocamento dos continentes.
Orogenia- É um processo que leva a formação de montanhas e cadeias montanhosas.
Falhamento- Resultam da ação de forças internas verticais ou inclinadas, ao sofrerem  a ação das forças acabam sendo fraturadas e as falhas se formam.
Vulcanismo- Os vulcanismos acontecem no contato das placas tectônicas.
Terremotos- São tremores passageiros, e são chamados também de abalos sísmicos. Os terremotos acontecem pelas atividades vulcânicas, falhas geológicas e pelo encontro diferente das placas tectônicas.

Um comentário:

  1. se esse blog me ajudar a estudar para a prova prometo indicar para todos que eu conheço

    ResponderExcluir